Fernando Sabino

Fernando Sabino

Se identificando...

A Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas - MG propôs uma exposição sobre o escritor Fernando Sabino, sendo assim, a E. M. Dr. Haroldo Affonso Junqueira resolveu criar este blog com conteúdo criado pelos alunos, a partir do estudo da obra e biografia do autor indicado.

O blog é uma ferramenta de comunicação universal, sem fronteiras, que apresenta conhecimento de forma dinâmica e divertida!

Diretora: Edilene Brigagão de Oliveira Reis Nogueira
Vice- diretora: Flaviane Anunciação Ferreira
Supervisora: Claúdia Maria Navarro

Criação do conteúdo:
Rosângela Della Testa Marinho- Professora de Língua Portuguesa
Alunos dos 8º. anos 01, 02 e 9º ano 01 - Turma 2010

Criação e arte do blog:
Flaviane Anunciação Ferreira- Vice-diretora
Rosemary Fialho Silva Albino - Professora eventual





31 de mai. de 2010

Comentário dos alunos - "Galinha ao molho pardo"

Os alunos assistiram ao curta metragem "Galinha ao molho pardo" e fizeram os seguintes relatos:

O filme fala sobre um menino, que num belo dia ao voltar da escola ,viu uma galinha no seu quintal. Logo descobriu que a galinha seria morta para o almoço de domingo, ele passou a conversar com ela e escondê-la ,para que não a matassem.
No domingo, quando a empregada vai procurar a galinha, batizada como Fernando pelo menino, ela pensa que a galinha foi roubada mesmo com a gritaria do papagaio.
O caso é que um homem muito importante iria almoçar na casa do menino, e então a empregada faria galinha ao molho pardo. Como a galinha sumiu, ela fez macarronada, o homem adorou , repetiu duas vezes e confessou que odiava galinha ao molho pardo.

O filme relata a inocência de uma criança, que para proteger um animal,fez de tudo.  E no fim, a visita  confessou que não gostava de galinha, seu esforço não foi em vão e ele salvou uma vida.

 Aluna : Larissa Infante Hecht - 8º ano 01


O menino acordou de manhã, quando chegou ao seu quintal,  notou que havia uma galinha branca, linda e gorda, ciscando na terra.
Ele pegou a galinha para cuidar e a colocou em seu colo, fez carinho e de repente ela botou um ovo na sua mão.
Ele pegou o ovo, fez um buraco na terra e colocou-o, cobrindo para ver se nascia um pintinho.
Foram horas e horas, e o menino Fernando tentava ensinar a galinha a mexer a cabeça, quando queria dizer sim ou não.
A empregada, que trabalhava em sua casa, iria matar a galinha para fazer o almoço, pois o doutor que viria era um convidado especial.
Fernando escondeu a galinha embaixo de uma bacia. A empregada deu falta da galinha e saiu a procurá-la por todos os lados.
Como não achou, resolveram fazer uma macarronada no almoço. O almoço estava tão bom, que o doutor repetiu duas vezes, e acrescentou dizendo  que odiava galinha, principalmente ao molho pardo.
O filme fala da pureza de um menino, que salvou uma galinha da morte. Seu esforço não foi em vão.

 Aluna : Maria Elizabete Sanches - 8º ano 01


O objetivo de Fernando era esconder a Galinha da Dona Alzira para não ser morta. Dona Alzira não achou a galinha para o jantar, aliás, nunca ia achar porque Fernando havia escondido-a na bacia de roupa.
Na hora em que seu pai chegou, sua mãe foi contar que a galinha tinha sumido, mas ele falou para fazer uma macarronada, achando que seu amigo de negócio ia gostar.
Chegou a hora do almoço, a mãe preparou aquela macarronada, todos comeram, o amigo do pai repetiu duas vezes e ao terminar falou: "Eu pensei que era galinha ao molho pardo, eu detesto galinha!"
Ainda bem que Fernando escondeu a galinha, porque se ele não tivesse escondido, o almoço seria péssimo.

Aluna: Jéssica Cristina - 9º ano 01


Um menino estava chegando a sua casa e viu uma galinha branca, resolveu cuidar dela. Durante a noite colocou uma bacia em cima dela para que ninguém a achasse.
No dia seguinte, pegou a galinha e ficou brincando, em certa hora a empregada queria matar a galinha para fazer o almoço. O menino escondeu-a e falou para a empregada que um homem a roubou, então a empregada fez uma macarronada.
O homem almoçou e falou: "Eu gosto muito de macarronada, mas o que eu não gosto é de galinha ao molho pardo."
O que eu entendi, é que uma criança tem muito mais amor ao animal do que um adulto.

Aluno: Douglas Peçanha de Souza - 8º ano 01

O filme nos faz pensar que nem sempre o que pensamos que irá contentar as pessoas é o  suficiente para satisfazê-las, um exemplo disto é que o menino protegeu a galinha para que ela não virasse almoço e todos acharam que não iam agradar o amigo de negócio, na verdade ele não gostava de galinha ao molho pardo.

Aluna: Lyzandra Diniz Vieira - 9º ano 01

2 comentários:

Valéria Nogueira disse...

Achei muito interessante a criação deste blog, serve de grande estímulo para os alunos enveredarem nos caminhos da leitura... A escola merece parabéns pela iniciativa.

Unknown disse...

Que bacana a iniciativa
Atraves do blog, vamos divulgando cultura.

Maria do Rosario Fernandes Manzoli